O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta terça-feira (30), a cerimônia militar de Passagem de Direção da unidade. O Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal passará o comando para o Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza. A solenidade acontece na sede do CLA, no município de Alcântara, às 9h30, em evento para convidados.
Autoridades civis e militares foram convidadas para o evento. O ex-presidente José Sarney foi convidado para participar da cerimônia, mas não irá presencialmente ao evento, por estar em compromissos em Brasília. Ele enviou os cumprimentos ao novo diretor do CLA e desejou êxito pelo desafio de comandar um dos centros de lançamento mais importantes para o Programa Espacial Brasileiro.
A implantação do CLA começou durante a presidência de José Sarney e foi vista como a grande proposta tecnológica mundial. Até hoje, não existe no mundo, um sítio de lançamento melhor que o do Maranhão. Sua posição geográfica a apenas 2º da Linha do Equador permite mais precisão para a trajetória do protótipo a ser lançado, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte, fazendo com que as atividades espaciais sejam mais precisas, por causa disso, atrai olhares e parcerias de diversos países.
O presidente José Sarney já defendeu a potência do Centro de Lançamento de Alcântara como potência para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil, em termos econômicos, sociais e tecnológicos. “A Base de Lançamento de Satélites de Alcântara. Os foguetes espaciais e os satélites são as indústrias que mais crescem no mundo. Eu sempre acreditei em Alcântara e ajudei a construí-la. Agora temos que agarrá-la com todas as mãos e forças, e nos unir para fazer de Alcântara o grande polo tecnológico e espacial”, escreveu em artigo publicado no Jornal O Estado do Maranhão, no dia 29 de maio de 2019.
Troca de comando
A transmissão de comando é realizada a cada dois anos e faz parte de um protocolo da Força Área Brasileira. O Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal assumiu o Centro de Lançamento de Alcântara em janeiro de 2022, antes disso, foi Gerente de Projeto de Gerenciamento de Carga Útil de Sensoriamento Remoto, do Centro de Operações Espaciais.
O Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, que assumirá o posto, possui graduação em Ciências Aeronáuticas e graduação em Administração Pública, ambas pela Academia da Força Aérea. Atualmente é Assessor para Assuntos de Tecnologia Espacial no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Engenharia Aeroespacial. MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Universidade Sul de Minas (UNIS). Especialista em Segurança de Lançamento de Engenhos Espaciais pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Especialista em Segurança de Voo (Módulo Prevenção) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Premiação de Melhor Dissertação de Mestrado com tema de Defesa Nacional, na 2ª Edição do Prêmio Tiradentes de 2022, cooperação do Ministério da Defesa e CAPES. Dissertação intitulada: “Investigação de Acidentes em Lançamentos Espaciais no Brasil: uma proposta de metodologia nacional”.