Close

Imortais da AML visitam José Sarney

Imortais da AML visitam José Sarney

Em um gesto de carinho e reconhecimento, membros da Academia Maranhense de Letras (AML) visitaram, na tarde desta quarta-feira (23), a residência do ex-presidente da República José Sarney, para homenageá-lo pela passagem de seus 95 anos de vida, celebrados nesta quinta-feira (24).

A visita representou mais do que uma celebração de aniversário. Foi uma reverência à trajetória de um dos grandes nomes da história brasileira, cuja atuação se entrelaça com as páginas da política e da literatura nacional. Membro da AML desde a década de 1950, Sarney também ocupa uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo considerado, um dos maiores escritores brasileiros vivos e uma referência intelectual para o país.

Durante o encontro, os acadêmicos compartilharam momentos de afeto, memórias e reflexões literárias. O presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo anunciou que a AML estaria presenteando José Sarney com exemplares da nova edição do livro Norte das Águas, uma coletânea de contos originalmente publicada em 1989, que reafirma o vigor criativo do autor.

“Devo um agradecimento muito grande a Deus por ter colocado a mão sobre minha cabeça ao longo da vida e me permitido chegar até essa idade. Isso me deu uma tranquilidade imensa para enfrentar todos os caminhos da vida, como a política e a literatura. Graças a Deus, a política me levou à Presidência da República e à Academia Brasileira de Letras”, afirmou José Sarney, com emoção. Ele também revelou que está escrevendo um novo livro, mantendo acesa a chama de sua produção literária.

José Sarney conversa com os confrades da AML. Imagens: Bruna Castelo Branco

Sobre sua entrada na AML, Sarney, em conversa com os confrades, destacou com orgulho. “A eleição para a Academia Maranhense de Letras foi uma das grandes alegrias da minha vida. Tenho muito orgulho de fazer parte desta casa. Vejo que a academia continua viva, se renovando, e segue sendo o ponto de referência da vida intelectual do Maranhão”, recordou.

O presidente da AML, Lourival Serejo, emocionado, ressaltou o exemplo que Sarney representa para os demais imortais.”A vitalidade dele nos inspira. Ver José Sarney, aos 95 anos, ainda escrevendo, refletindo, vivendo a literatura, nos estimula a continuar produzindo e acreditando na força das palavras”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagens de Aniversário