“Assumi a Presidência da República diante da notícia mais dolorosa: Tancredo Neves, eleito pelo povo como símbolo da transição democrática, não pôde tomar posse. Coube a mim a responsabilidade de honrar sua memória e conduzir o Brasil nessa travessia, entre a dor da perda e o dever da História.” Com essa reflexão, José Sarney relembrou momentos decisivos da nossa história democrática.
Em 15 de março de 1985, o Brasil vivia um momento crucial: após mais de duas décadas de regime militar, a transição democrática estava prestes a se consolidar. Mas uma notícia inesperada mudou o rumo da história.
José Sarney recorda o dia em que assumiu a Presidência diante da doença e, posteriormente, da morte de Tancredo Neves. Coube a ele a difícil missão de honrar a memória de Tancredo e conduzir o país em uma travessia marcada pela dor da perda e pela responsabilidade histórica.
No episódio final da série Democracia, Sarney compartilha relatos inéditos e reflexões sobre coragem, responsabilidade e os bastidores de um momento que moldou o futuro do Brasil.
A série, composta por quatro capítulos, revisita os momentos decisivos da redemocratização. Narrada em primeira pessoa, Sarney relata a tensão do diagnóstico de Tancredo Neves e o desafio de assumir a presidência, honrando o compromisso assumido com o povo brasileiro e entrando para a história como presidente da redemocratização.