O relançamento dos livros O Dono do Mar, Saraminda e A Duquesa Vale uma Missa, de José Sarney, movimentou a Livraria Amei, no São Luís Shopping, na noite desta sexta-feira. Antes mesmo das 17h, um grande público já formava fila na porta da livraria à espera do escritor. Muitos levaram presentes — livros antigos, flores e até referências ao Flamengo — em demonstração de carinho e reconhecimento pela trajetória de Sarney na literatura brasileira.
O responsável pela Amei, José Viegas, comentou sobre a alegria em receber o evento. Segundo ele, a escolha pessoal de Sarney por realizar o relançamento na livraria tornou o momento ainda mais especial. “Estamos muito felizes, sobretudo porque foi uma decisão do próprio Sarney fazer aqui. É um reconhecimento pelo trabalho que a Amei desenvolve há anos: valorizar e expandir o espaço dos escritores maranhenses”, destacou.
A noite marcou mais um reencontro de Sarney com o público de sua terra, em um ambiente afetivo que reforça sua relação permanente com o Maranhão e sua produção literária.
Livros
Os três livros relançados representam diferentes momentos da produção literária de José Sarney e revelam a amplitude de seus temas. O Dono do Mar mergulha no imaginário das comunidades tradicionais do litoral maranhense, misturando mitos, lendas e a relação íntima entre o homem e o mar. Já Saraminda leva o leitor para a Amazônia do ciclo da borracha, em uma narrativa marcada por paixão, poder e pela figura magnética de sua protagonista. Com outro tom, A Duquesa Vale uma Missa se volta ao romance histórico, recriando o ambiente da França do século XVI e suas intensas disputas políticas e religiosas — e, neste relançamento, ganha um novo final escrito especialmente por Sarney. Cada obra, em seu universo próprio, reafirma a força narrativa do autor e a diversidade de caminhos que percorre em sua literatura.












