Close

FMRB abordará os caminhos da Democracia em ações do museu

FMRB abordará os caminhos da Democracia em ações do museu

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FRMB) definiu que durante o ano de 2024, todas as atividades realizadas pela instituição serão norteadas pela temática: “Caminhos da Democracia: transição, Memória e desafios”. A proposta é proporcionar um passeio pela memória política do Brasil, será o fio condutor das ações desenvolvidas pela instituição em torno do tema. A ideia é que a programação seja marcada por palestras, exposições e informações sobre a Democracia Brasileira que serão desenvolvidas durante todo o ano e contará com visitação de escolas e diálogos com novas gerações.

A FMRB reúne uma vasta documentação sobre a história recente do país. Doado por José Sarney, o acervo corresponde ao período em que ele exerceu a Presidência da República, de 1985 a 1990 e, também, peças e documentos que juntara ao longo da vida. Esse é o único acervo presidencial que se encontra abrigado na região Nordeste do país.

Documentos

Visitando o acervo, é possível acompanhar registros do dia a dia do então presidente, bem como, agendas, viagens, cartas, acordos diplomáticos, mensagens ao congresso, cartas de populares, planos econômicos. Do mesmo modo, ter acesso aos registros do processo de formulação, convocação e execução da Assembleia Nacional Constituinte que resultou na promulgação da Constituição de 1988.

Há ainda 50 mil fotografias, 329 fitas de vídeo e 478 fitas VHS que testemunham esse período, bem como, medalhas, condecorações, diplomas, telas, esculturas e obras de arte em geral, oferecidas por chefes de estado de todo o mundo ao então presidente José Sarney. A biblioteca possui 24.624 livros, dentre os quais 3.092 são obras raras.

A visitação acontece de terça a sexta das 08h às 17h, aos sábados das 09h às 17h e aos domingos das 09 h às 13h. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *