O ex-presidente da República José Sarney será homenageado no próximo dia 27 com uma medalha concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em reconhecimento à sua contribuição histórica para a categoria. A cerimônia ocorrerá durante a 580ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), no Edifício Enfermeira Anna Nery, em Brasília.
A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Cofen, em virtude da sanção da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem no Brasil. A legislação estabeleceu direitos, deveres e prerrogativas de enfermeiros, técnicos e auxiliares, oferecendo segurança jurídica e fortalecendo a qualidade da assistência prestada em todo o país.
“Fico honrado em receber essa homenagem. A Enfermagem é uma profissão essencial para a boa realização dos serviços de saúde no Brasil”, afirmou José Sarney.
Representando o presidente do Cofen, Manoel Neri, a conselheira federal Kelly Inaiane Dias destacou a importância do gesto de Sarney: “Ele ajudou a retirar a profissão da invisibilidade, ao promulgar uma legislação que, mesmo 39 anos depois, permanece moderna e alinhada às diretrizes da Enfermagem”.
Sarney e sua esposa, Marly Sarney, são acompanhados por uma equipe de profissionais de Enfermagem: a enfermeira Maria Ineide de Sousa e Silva, o enfermeiro José Francisco Júnior e o técnico José Garreto Maciel.
Também estiveram presentes na visita o presidente do Coren-MA, José Carlos Júnior, as diretoras Telciane Rios e Nelciane Mesquita, além da conselheira Beatriz Almeida. Segundo José Carlos, o impacto da regulamentação é incontestável: “Hoje, só no Maranhão, já são mais de 94 mil profissionais registrados. Esse avanço começou com a regulamentação da profissão”.
Fonte: Imirante.com