Segundo episódio da série conta os bastidores da madrugada decisiva para a redemocratização do país

_____

Na noite de 14 de março de 1985, às vésperas da posse que marcaria o fim de mais de duas décadas de regime militar, o Brasil viveu um dos momentos mais dramáticos de sua história recente. Tancredo Neves adoeceu gravemente pouco antes de assumir a Presidência da República, gerando uma crise política que poderia colocar em risco o processo de redemocratização.

No segundo episódio da série Democracia, lançada em suas redes sociais, José Sarney revela os bastidores daquela noite decisiva. O então vice-presidente eleito relembra como a expectativa da população pela posse de Tancredo foi abruptamente substituída pela incerteza sobre o futuro do país. Internado em estado grave, Tancredo jamais chegaria a tomar posse, abrindo caminho para que Sarney assumisse a Presidência em um dos episódios mais simbólicos da transição democrática.

“Naquela madrugada, o destino do Brasil permanecia indefinido. Vivíamos uma República suspensa entre as sombras do autoritarismo e a esperança da democracia. Foi o momento em que o peso da História repousou com mais força sobre meus ombros. A madrugada mais longa que vivi”, escreveu na legenda do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *