Close

Sarney faz noventa anos

Sarney faz noventa anos

Em abril de 2020, o Presidente José Sarney chega aos noventa anos de idade. Destes ele passou 66 anos como político, 60 deles com mandato eletivo. Atingiu assim a mais longeva trajetória política da História do Brasil: mais tempo do que D. Pedro II, mais tempo do que qualquer político do Império, inclusive do que os senadores vitalícios, mais tempo que qualquer político da República.

Ao mesmo tempo, teve uma extraordinária carreira como escritor — contista, poeta, romancista, ensaísta, cronista e orador —, tendo publicado 122 títulos, com 172 edições. Eleito para a Academia Maranhense de Letras em 1953, para a Academia Brasileira de Letras em 1980, é o decano nas duas casas, além de membro de várias outras entidades literárias, no Brasil e no exterior.

Sarney foi homenageado com centenas de condecorações, tendo o grau máximo de todas as ordens oficiais brasileiras, inclusive da Ordem do Mérito Nacional, e de grande número de ordens mundiais, como a Legião de Honra, da França, a Ordem de Santiago da Espada, de Portugal. É doutor honoris causa de muitas universidades, entre elas a de Coimbra e a de Pequim.

Filho, irmão, esposo, pai, avô e bisavô extremoso, amigo de muita gente e inimigo de ninguém, Sarney é referência fundamental, tanto nos universos político e cultural como, sobretudo, para a legião de seus admiradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *